segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Insegurança Produz Orgulho


Tradução do artigo em Liberate por Tullian Tchividjian

        Se você tem a reputação de ser de alguma forma crítico, "durão" e defensivo - isso pode revelar mais do que você imagina. Acredite ou não, há uma direta e explícita conexão entre e falta de confiança no amor incondicional de Deus por você e sua tendência de ser crítico, assertivo e defensivo. Quando você funciona como se o amor de Deus e Sua aceitação de você depende das suas realizações espirituais, da sua obediência, da sua performance, você desenvolve uma "afirmação defensiva de sua própria justiça e uma crítica defensiva dos outros".
Um grande obrigado a Tom Wood por destacar essas palavras esclarecedoras de Richard Lovelace:
Independente das suas últimas realizações espirituais, cristãos que não estão mais certos que Deus os ama e os aceita em Jesus são pessoas subconscientemente inseguras - muito menos seguras que não-cristãos - por estarem demais em foco para conseguir descansar, debaixo de contantes "boletins" do seu meio cristão, sobre toda a santidade de Deus e a retidão que supostamente eles deveriam ter.
Sua insegurança acaba se desenvolvendo como orgulho, uma ferrenha afirmação defensiva da sua retidão e um criticismo defensivo dos outros. Eles naturalmente vem a odiar outros estilos culturais e outras raças com o propósito de alimentar sua própria segurança e descarregar sua raiva reprimida. Se agarram desesperadamente no legalismo, na retidão farisaica. Mas inveja, ciúme, e outros ramos da árvore do pecado também crescem da sua insegurança inicial.

É necessário frequentemente convencer pecadores da graça e amor de Deus para com eles, antes que façamos eles olharem para seus próprios problemas. Então a visão da graça e o senso da aceitação perdoadora de Deus pode realmente curar a maioria dos problemas.

 Isso pode explicar a frequente fusão de justificação e santificação usada por Paulo.