domingo, 13 de janeiro de 2013

Legado


http://wenatcheethehatchet.blogspot.com.br/2013/01/2012-in-retrospect-curiosity-and-mars.html
Ótimo(e longo) texto resumindo as controvérsias e escândalos na Mars Hill em 2012. Abaixo a tradução dos 2 últimos parágrafos, com alguns insights muito importantes:
Veja, isso é o que me incomoda nos blogs a favor e contra, é que não permitem ambivalência nenhuma. A vida é mais comprometida e ambivalente do que como gostamos de nos imaginar na mídia social... não é? É surpreendentemente fácil, para os assim descritos exilados, falar como se não tivessem sido coniventes com o que eles agora condenam, e é surpreendentemente fácil para os de dentro imaginar que, por mais arriscado que isso ou aquilo seja, o legado vale a pena o suficiente para sacrificar uns poucos participantes que não valem tanto assim. Este blog tem sido um exercício no questionamento de ambos os tipos de pensamento. O que os ex participantes podem não admitir facilmente é que investimos em um legado que não estamos mais certos de que valeu a pena. O que os ex participantes podem não querer, ou não ter a capacidade de compreender, é que todos nós podemos ser vítimas desse tipo de tentação para um legado brilhante e reluzente o suficiente que nos inspire a seguir junto com alguma coisa.
Afinal, apesar de todos os clichês piedosos sobre movimentos e legados, isso e aquilo, qual foi a inspiração para construir uma torre na planície do Sinar? Legado. Legado pode se apresentar como o mais piedoso dos impulsos de um cristão, mas após uma análise mais cuidadosa, pode ser o impulso não para criar uma nova Jerusalém, mas outra Babilônia. Somos tolos se nos convencermos que não podemos ser vítimas dessa tentação, mesmo que condenemos aqueles que pensamos estar construindo essa torre do legado. Alguns de nós cozinhamos mais tijolos e fizemos mais morteiros para essa torre, qualquer que ela seja, do que estamos confortáveis em admitir. 
Em meus 20 anos eu pensava que falar em legado era ótimo, mas mais tarde nos meus 30, me convenci que um legado pode ser a mais perigosa das tentações que qualquer grupo de cristãos pode ter. É pelo bem de legados que pilhas de corpos mortos estão amontoados no local de sacrifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário